• visioncard

APRENDA COMO CUIDAR DA SAÚDE DOS OLHOS

Além de visitar seu oftalmologista com uma certa regularidade, existem muitos outros hábitos que você pode adotar para melhorar a saúde dos seus olhos. Veja algumas dicas:


CONTROLE DOENÇAS CRÔNICAS

O diabetes e a hipertensão são doenças crônicas extremamente comuns — que causam danos aos olhos de forma silenciosa, até gerarem uma sequela grave. Ambas as condições causam alterações na retina, a estrutura responsável por captar a luz e transmitir a mensagem ao nervo óptico, levando à cegueira bilateral. Com um bom controle da pressão e da glicemia, no entanto, os danos na retina são controlados e o risco de perda da visão é bem menor.



PARE DE FUMAR

Além de fazer mal aos pulmões, o cigarro também consegue aumentar o risco de degeneração macular, catarata e danos ao nervo óptico, podendo causar cegueira. Por isso, parar de fumar traz benefícios à saúde ocular e preserva a visão


USE ÓCULOS DE SOL

A radiação solar danifica a estrutura dos olhos, tanto no verão quanto no inverno.

Assim, apesar de também terem uma importância como acessório de moda, os óculos de sol são essenciais para proteger os olhos dessa radiação. Mas, lembre-se que é importante usar óculos de qualidade, que ofereçam 100% de proteção UVA e UVB para proteger os olhos adequadamente.


DESCONECTE-SE

A televisão, o computador, o celular e o tablet se tornaram imprescindíveis na vida moderna, mas a concentração excessiva nessas telas pode prejudicar a visão. Isso acontece, já que reduzimos a frequência de piscadas, ressecando e cansando os olhos. O ideal é que a cada 20 minutos focados na tela, você desvie a visão para a paisagem da janela por cerca de 1 minuto ou feche os olhos e pressione-os levemente com as mãos.


USE UM COLÍRIO

Para quem trabalha em frente ao computador o dia inteiro, pausas a cada

20 minutos não são muito realistas — e os olhos acabam ficando bem ressecados.

Nesse caso, o melhor é conversar com o oftalmologista e obter um colírio que possa ser aplicado diariamente para hidratar a conjuntiva e reduzir os sintomas de desconforto.


LAVE SUAS MÃOS


De forma inconsciente levamos as mãos aos olhos diversas vezes ao dia, transmitindo a eles diversos micro-organismos. É assim que infecções oculares como a conjuntivite são transmitidas, por exemplo. Dessa forma, é importante manter as mãos limpas e evitar colocá-las nos olhos ao longo do dia.


TENHA UMA ALIMENTAÇÃO SAUDÁVEL



Comer cenoura realmente faz bem para os olhos, mas da mesma forma que comer espinafre, couve, ovo e diversos outros alimentos ricos em vitamina A, C e magnésio. Uma dieta saudável, equilibrada e rica em vegetais previne o surgimento de doenças sistêmicas que podem afetar os olhos e contribui diretamente para a saúde ocular, retardando alterações naturais da idade.


13 visualizações