• visioncard

CONHEÇA 5 ALIMENTOS ESSENCIAIS PARA OS OLHOS

A alimentação influencia todos os órgãos do corpo e, com os olhos, não poderia ser diferente. Com uma dieta diversificada e rica em vegetais e frutas, fica fácil garantir o consumo de todas as vitaminas e minerais essenciais para o funcionamento dos olhos. Para compreender melhor a relevância desse processo, veja como cada alimento pode impactar na visão:


CENOURA, ABÓBORA, LARANJA, MAMÃO, TANGERINA



A cor alaranjada, comum a todos esses alimentos, indica que eles são ricos em betacarotenos, um dos precursores da vitamina A. Como essa vitamina é essencial para o bom funcionamento da retina, em especial na prevenção da deterioração da mácula, esses alimentos acabam contribuindo para uma boa visão.

FOLHAS VERDE-ESCURAS


Espinafre, couve, brócolis e rúcula são folhas ricas em antioxidantes que protegem os olhos

dos radicais livres, dos quais se destacam a luteína e a zeaxantina. Com esse efeito,

os vegetais reduzem a sensibilidade à luz, melhoram o contraste das imagens e aumentam o alcance visual.



PEIXES


Ricos em ômega-3, peixes como sardinha, salmão, atum e bacalhau promovem uma boa saúde vascular, permitindo um bom fluxo sanguíneo para todos os órgãos, incluindo os olhos. Isso reduz o risco de doenças que danificam os vasos, como a hipertensão e o diabetes

OVOS


Assim como os vegetais de folhas escuras, a gema do ovo é rica em antioxidantes, que previnem os danos provocados pelos radicais livres à retina, favorecendo uma boa acuidade visual.


FRUTAS CÍTRICAS


Laranja, limão, morango e outras frutas cítricas são ricas em antioxidantes do tipo flavonoide, que agem protegendo o organismo de danos de envelhecimento provocados por radicais livres. Nos olhos, isso implica em uma proteção extra contra a degeneração macular.

20 visualizações