• visioncard

OLHO TREMENDO: POR QUE ISSO ACONTECE?

O olho tremendo é sinal de que alguma coisa não vai bem na sua vida, seja pelo estresse no trabalho ou até mesmo uma doença neurológica.


Talvez você já tenha se flagrado na seguinte situação: você está em casa, tentando relaxar depois de um dia de trabalho, mas sente seu olho tremendo, como se houvesse uma corrente elétrica leve sendo aplicada nessa região.

Embora esse sinal seja identificado como “olho tremendo ou pulando”, na verdade o tremor está nos músculos da pálpebra e ao redor dos olhos. Em geral, esse tremor acontece em apenas um dos olhos, podendo atingir a pálpebra superior, inferior ou ambas. Em termos médicos, essa condição se chama mioclonia ou mioquinia.

Na maioria dos casos, esse tremor desaparece sozinho dentro de um ou dois dias, mas alguns pacientes podem apresentar essa condição durante semanas ou meses, o que acaba trazendo muito desconforto.

AS CAUSAS DO TREMOR NA PÁLPEBRA

Se você está com o seu olho tremendo, saiba que esse é um sinal de que alguma coisa não vai muito bem no seu organismo ou na sua vida, seja na parte pessoal ou profissional. Conheça as principais causas desse problema:

1. Estresse

Para a maior parte dos pacientes que procuram atendimento com o médico oftalmologista, a causa do olho tremendo é o estresse, sem que haja um problema neurológico ou outra doença por trás da tremedeira.

A ansiedade e o dia a dia corrido, com mais desafios e compromissos do que conseguimos dar conta, fazem com que nosso organismo libere hormônios que estão relacionados ao estresse. Essas substâncias entram no sistema nervoso central e estimulam a contração das pálpebras, que começam a se contrair de forma involuntária.

2. Noites mal dormidas

Dormir menos de 8 horas por dia também pode ser a causa do tremor nas pálpebras. Isso acontece porque, sem o devido descanso, os músculos dos olhos podem acabar ficando sobrecarregados.

3. Cansaço visual

Como qualquer outro músculo do corpo, os músculos da pálpebra também podem se cansar. Isso acontece pela falta do uso de óculos de grau ou pelo grau inadequado. Como resultado, os músculos precisam trabalhar mais para tentar focar os objetos, levando-os ao cansaço visual.

Outro motivo muito comum para isso é o uso constante de computadores, tablets e smartphones, que pode deixar o olho mais seco do que de costume e provocar os tremores na pálpebra.

4. Olho seco

Além do uso contínuo de dispositivos eletrônicos, o uso contínuo de lentes de contato também pode contribuir para o ressecamento dos olhos. Nesse caso, os músculos se contraem em uma tentativa de aumentar a lubrificação.

O uso de medicamentos anti-histamínicos e até mesmo a idade (a partir dos 50 anos) também podem causar a secura nos olhos.

5. Consumo excessivo de cafeína

Quando consumidas em grandes quantidades, bebidas como café, chá preto e refrigerantes de cola deixam o organismo mais alerta e favorecem a desidratação, dois fatores que podem causar o tremor no olho.

O consumo de energéticos, bebidas alcóolicas e tabaco também podem ter esse efeito colateral.

6. Falta de vitaminas e minerais

A falta de vitamina B12 e de minerais que participam da condução elétrica e da contração muscular, como o potássio e o magnésio, pode ser uma das causas dos tremores involuntários nos olhos. Até mesmo a ingestão insuficiente de água pode ser um dos motivos.

Como a vitamina B12 é obtida principalmente de alimentos de origem animal, como fígado, peixes gordurosos, leite e ovos, pessoas que seguem dietas vegetarianas e veganas têm uma propensão maior a apresentar deficiência desse nutriente.

7. Outras causas e motivos não identificados

Outras causas para esse problema podem ser desde o uso de algum medicamento até problemas na tireoide e doenças autoimunes.

Quando o médico oftalmologista não conseguir encontrar a causa para o olho tremendo, pode ser necessário fazer o encaminhamento para um neurologista, que vai investigar possíveis alterações no sistema nervoso central.

O mais comum, porém, é que o motivo para essa condição seja o estresse, a ansiedade ou o cansaço mental, então não é necessário se preocupar com doenças mais graves antes da hora.

QUANDO É NECESSÁRIO PROCURAR UM MÉDICO?

Se o tremor for esporádico e passageiro, isso provavelmente significa que você estava mais cansado ou estressado do que o normal, não havendo necessidade de procurar atendimento médico.

Entretanto, se suas pálpebras estão tremendo há mais de uma semana ou se você notar tremores em outras partes do corpo, é indicado marcar uma consulta com um oftalmologista ou clínico geral.

Pálpebras inchadas ou mais caídas do que o normal e olhos avermelhados também são sinais de alerta para que você procure um profissional.

TRATAMENTOS PARA O TREMOR NAS PÁLPEBRAS

Depois de identificar o que está fazendo seu olho tremer, o oftalmologista poderá indicar algumas medidas e tratamentos para aliviar esse problema. As recomendações podem ser tão simples quanto aplicar gelo na região das pálpebras para anestesiar a musculatura e até mesmo passear mais ao ar livre, fazer exercícios físicos e relaxar.

Contudo, existem algumas situações mais graves, como o blefaroespasmo. Essa doença compromete uma quantidade maior de fibras musculares, fazendo o paciente piscar sem parar – algo que não acontece com o tremor simples e passageiro.

Nesse caso, pode ser indicado fazer um tratamento com aplicações de toxina botulínica, o famoso Botox utilizado na estética para suavizar rugas e linhas de expressão. Essa técnica promove uma paralisação do músculo, impedindo que ele se contraia e faça o olho tremer. O efeito do Botox é temporário, durando de três a seis meses.Por fim, se o médico identificar que o olho tremendo é causado por problemas emocionais ou mesmo por uma possível depressão, ele pode fazer o encaminhamento do paciente para um psicológico ou um psiquiatra.

Na dúvida, o mais indicado é sempre procurar seu médico de confiança para que o diagnóstico e o tratamento sejam feitos da forma mais rápida possível, de forma a recuperar sua saúde e qualidade de vida.

Fonte(s): Tua Saúde e UOL

Se você está com o seu olho tremendo, saiba que esse é um sinal de que alguma coisa não vai muito bem no seu organismo ou na sua vida, seja na parte pessoal ou profissional

Tags: Saúde, cuidado do corpo, medprev, hospital, clínicas, agendamento, olho tremendo


Estamos para ajudar mais informações sobre nossas inovações em serviço



229 visualizações