• visioncard

SAIBA A IMPORTÂNCIA DE CUIDAR DA SAÚDE DOS OLHOS

Você já foi ao oftalmologista? Se a resposta é “sim”, saiba que já está à frente de 1/3 dos adultos brasileiros. Foi isso que uma pesquisa do IBOPE e da Sociedade Brasileira de Glaucoma em 2012 mostrou: 36% dos brasileiros acima de 16 anos nunca tinham visitado o consultório oftalmológico e 18% só fizeram isso uma vez na vida.

Dados como esses demonstram que boa parte da população não cuida da saúde dos olhos como deveria — esperando surgirem sintomas graves e irreversíveis para procurar o oftalmologista. Os cuidados com os olhos, no entanto, devem ser precoces para que o indivíduo previna a perda da visão. Se engana quem acha que só idosos devem se preocupar com os olhos. Os cuidados com a visão se iniciam logo após o nascimento, com a realização do teste do olhinho (para detecção de tumores oculares, catarata congênita, glaucoma,etc) e se mantém durante a vida adulta.


Ao longo da vida, à medida que outras doenças vão surgindo no organismo, os olhos podem sofrer alterações e perder acuidade. É durante a terceira idade que as consequências desses problemas “dão as caras”, mas não há dúvidas de que os tratamentos mais eficazes devem ser realizados de forma precoce. A boa notícia é que, com exames oftalmológicos de rotina, é possível identificar diversas doenças neurológicas, endócrinas, reumáticas, cardiovasculares e até tumores, além dos problemas clássicos de visão como miopia, astigmatismo e hipermetropia, garantindo uma visão perfeita por muito mais tempo.


0 visualização